sábado, 13 de junho de 2015

Palestra Motivacional: Prenda Tradicionalista

Palestra proferida no Encontro Estadual de Prendas, no ano de 2003. Foi criado um momento de reflexão, que foi finalizado com uma canção sobre acreditar nos sonhos.

Há pouco tempo atrás, ou talvez nem tão pouco tempo assim, nós todas decidimos trilhar por um mesmo caminho.

Escolhemos enfrentar obstáculos para fazer do nosso sonho realidade, para nos tornarmos mais fortes e crescermos como tradicionalistas e como pessoas.

Nessa caminhada, encontramos flores e encontramos espinhos.

Sabemos que, para chegar até aqui, da uma de nós enfrentou muitos obstáculos.

Só nós sabemos o quanto nos sentimos sozinhas, quando o apoio que esperávamos não veio, como nos sentimos tristes quando percebemos que nossos recursos financeiros e materiais não seriam suficientes para concretizar nossos planos; o quanto nos sentimos pequenas, frágeis, quandos nossos esforços foram vistos com indiferença.

Sabemos que muitas vezes não fomos compreendidas por nossos amigos, nossa família... Nem sempre para eles a nossa escolha foi tão importante quanto para nós.

Quantas vezes nos sentimos acuadas, sem forças. Tantas responsabilidades e poucas mãos estendidas...

Pois é, ninguém disse que ser Prenda Tradicionalista seria fácil. E também não nos falaram que teríamos tantos momentos de dúvida, tantas lágrimas derramadas.

Mas, apesar de tudo, hoje estamos aqui.

De cada pedacinho do Rio Grande trazemos a nossa história, os nossos sonhos e uma certeza: queremos prosseguir.

Mesmo com todas as dificuldades, com todo o preconceito que ainda paira sobre nós, mesmo sabendo que a única recompensa que podemos esperar é a certeza de termos feito a nossa parte, queremos prosseguir.

E vamos! cada uma com sua história, com seus sonhos, talvez com uma nova faixa, um novo título, mas sempre com um mesmo ideal: o de fazer o melhor pela preservação da história e da cultura do nosso povo.

E vamos, assim provar ao Rio Grande do Sul que nós fazemos a diferença; que nós, mulheres gaúchas, somos essenciais na formação cultural da nossa terra.

E vamos conseguir, apesar de todas as adversidades, porque nós, queridas amigas, nós somos PRENDAS TRADICIONALISTAS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário